#MEUCORPOMEURITMO


Probióticos são úteis para diarreia. Mas, e para prisão de ventre?


Muita gente reclama que sofre de prisão de ventre, mas… você sabe qual é a definição correta?

Prisão de ventre é o termo leigo para constipação intestinal. Não existe uma definição única para constipação, mas a maioria dos pacientes define constipação por um ou mais dos seguintes sintomas:

  • fezes endurecidas;
  • evacuações pouco frequentes (tipicamente menos de 3x/semana);
  • esforço para evacuar;
  • sensação de evacuação incompleta; e
  • muito tempo gasto no banheiro sem sucesso para evacuar.

A causa da prisão de ventre é geralmente multifatorial e a forma mais comum é a constipação de trânsito normal, ou constipação funcional, na qual as fezes progridem a uma velocidade normal através do intestino, a frequência de evacuações é normal, mas a pessoa tem a percepção de dificuldade para evacuar ou apresenta fezes endurecidas.

Os sintomas da constipação geralmente respondem ao aumento da ingestão de fibras pela dieta ou com o uso de um facilitador, como a lactulose.

Como os probióticos podem auxiliar nos sintomas da prisão de ventre?

Estudos mostram que o consumo de probióticos pode reduzir substancialmente o tempo de trânsito intestinal, aumentar a frequência de evacuações e melhorar a consistência das fezes. Os probióticos são considerados agentes naturais e seguros para alívio da constipação funcional em adultos.1

Já, na diarreia, o uso e eficácia dos probióticos são consagrados, principalmente em crianças. Probióticos diminuem a duração da diarreia em 1 dia, em média, e a frequência de evacuações já no 2º dia de uso.2

Vários são os benefícios dos probióticos para a saúde intestinal e do organismo como um todo. Vale a pena conferir!

 

Referências:

  1. Zhang C et al. Meta-analysis of randomized controlled trials of the effects of probiotics on functional constipation in adults. Clin Nutrition 2020. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0261561420300108 Acesso em Agosto 2020.
  2. Zachary T, Cronk N. Does probiotic therapy reduce the duration of acute diarrhea in children? Evidence-Based Practice 2020;23(2):38.


Veja também:


Probióticos são úteis para diarreia. Mas, e para prisão de ventre?

Como melhorar a imunidade em tempos de Coronavírus?

Eixo intestino-cérebro? Sabe o que ele tem a ver com obesidade?

Probióticos e a saúde intestinal

Mitos e verdades sobre probióticos

Probióticos e Saúde Intestinal

Probióticos e o Sono