#MEUCORPOMEURITMO


Probióticos e Saúde Intestinal


Nosso corpo é anfitrião de milhões de microrganismos, que devem conviver em equilíbrio para não prejudicar nossa saúde. Alguns podem causar doenças, mas por outro lado você tem os que ajudam a estimular seu sistema imunológico e evitar que tenha infecções e inflamações. Além disso, graças a eles, você consegue ter uma digestão adequada, extraindo as vitaminas dos alimentos e permitindo sua absorção. Ou seja, sua ecologia intestinal deve ter o equilíbrio entre as boas e más bactérias. Aliás é aonde começa tudo, saúde ou doença. É o que o Dr. Rondó Jr diz: “Muitas doenças começam no intestino.” Portanto precisamos dos probióticos, que são as bactérias boas e que estão se tornando cada vez mais conhecidas por seus benefícios – em especial para o seu sistema digestivo.

Procure então equilibrar o seu intestino com os probióticos

Para isso, você pode usar os alimentos que ajudam nessa função, além de um bom suplemento probiótico.

Alimentos fermentados como natto (soja fermentada), iogurte, kefir (uma bebida láctea fermentada feita a partir de leite cru), kombucha e vegetais fermentados, como pepinos, beterrabas, raízes de rabanete entre outros. Os estudos nos mostram que essas bactérias probióticas são benéficas pois controlam as bactérias desfavoráveis no intestino, que causam não só doenças no trato gastrointestinal, mas também agem como “gatilho” de praticamente todas as doenças sistêmicas. Só no trato digestivo temos algo em torno de 100 trilhões de bactérias, que devem manter um equilíbrio de 85% de bactérias boas e apenas 15% de bactérias ruins.

Funções vitais dos probióticos

Fortalece o sistema imunológico geral;
Produz vitaminas do complexo B e vitamina K;
Aumenta a absorção mineral;
Alivia a inflamação;
Ativam o metabolismo;
Melhora a digestão de proteínas e carboidratos;
Degrada toxinas;
Auxiliam no controle do peso;;
Reduz os níveis de glicose e insulina;
Trata a constipação e alivia a inflamação intestinal;
Entre outros…

Além da alimentação rica em fermentados, é importante uma suplementação com probióticos para contribuir para uma boa saúde. Infelizmente, muitos dos produtos probióticos acabam não fornecendo o número ideal de bactérias boas.

O que você precisa saber para escolher um bom probiótico

Veja estas dicas importantes na hora de escolher um suplemento probiótico . Procure um suplemento que contenha pelo menos 200 milhões de UFCs (unidades formadoras de colônias) de microrganismos vivos para garantir uma potência adequada. Há produtos com muito mais CFUs, porém muitos deles não chegam ao intestino em condições adequadas de gerar benefícios, pois não têm a capacidade de sobreviver aos ácidos do estômago. Existem diferentes tipos de cepas bacterianas de probióticos, mas os Lactobacillus acidophilus atendem a grande maioria dos benefícios.

Referências bibliográficas: Bri J Nutr. 2004;91(6):925-932. Benef Microbes. 2014;5(1):19-28. Gene Nutr. 2013;8(2):165-180. Diabetes Self Management. October 30, 2017. J Dairy Sci. 1987;70(5):919-926



Veja também:


Probióticos são úteis para diarreia. Mas, e para prisão de ventre?

Como melhorar a imunidade em tempos de Coronavírus?

Eixo intestino-cérebro? Sabe o que ele tem a ver com obesidade?

Probióticos e a saúde intestinal

Mitos e verdades sobre probióticos

Probióticos e Saúde Intestinal

Probióticos e o Sono