#MEUCORPOMEURITMO


Probióticos e o Sono


Cada vez mais, surgem pesquisas mostrando a influência da microbiota intestinal na saúde cerebral. Microbiota intestinal é, por sua vez, o conjunto de microrganismos que povoam o trato gastrointestinal humano e é composto por bactérias benéficas e prejudiciais. Quando o número de bactérias prejudiciais supera o número de bactérias benéficas, ocorre o desequilíbrio da flora bacteriana intestinal, que reduz a capacidade de absorção dos nutrientes e causa carência de vitaminas, afetando o corpo de modo negativo.

Além da imunidade, humor e sistema endócrino, agora ficou clara a relação entre microbiota intestinal e sono. Isso porque ela está sob controle do ciclo circadiano, que é considerado nosso relógio biológico mestre, responsável por sincronizar o sistema endógeno em um período de 24 horas de acordo com a luz e controlar uma variedade de processos biológicos, incluindo o ciclo do sono, temperatura corporal, secreção hormonal, função intestinal e função imunológica. Portanto, quaisquer alterações na qualidade ou interrupções no sono, podem afetar negativamente sua ecologia intestinal, podendo comprometer a cognição e a função imunológica.

Segundo os pesquisadores de um recente estudo publicado, no qual se correlacionou o papel da microbiota à insônia e depressão, observou-se que existem evidências consideráveis ​​mostrando que a microbiota intestinal não afeta apenas as funções digestivas, mas também metabólicas, imunológicas e de regulação do sono.

Por isso, é de extrema importância nos dias de hoje a suplementação com probióticos para garantir um bom equilíbrio da sua microbiota intestinal e, assim, manter o bom funcionamento de todos esses processos biológicos citados.



Veja também:


Probióticos são úteis para diarreia. Mas, e para prisão de ventre?

Como melhorar a imunidade em tempos de Coronavírus?

Eixo intestino-cérebro? Sabe o que ele tem a ver com obesidade?

Probióticos e a saúde intestinal

Mitos e verdades sobre probióticos

Probióticos e Saúde Intestinal

Probióticos e o Sono