#MEUCORPOMEURITMO


Probióticos e a saúde intestinal


Probióticos – Você já ouviu falar em ecossistema intestinal? Pois é, nosso intestino é composto por uma flora bacteriana bastante variada que, estando em equilíbrio, ajuda a manter nossa saúde como um todo. Mas diversas situações do nosso dia-a-dia, como estresse, alimentação inadequada e uso indiscriminado de medicamentos, principalmente antibióticos, podem romper esse equilíbrio e favorecer a instalação de doenças.

Os probióticos, ou microrganismos do bem, podem ajudar o ecossistema intestinal a se reequilibrar e melhorar nosso estado imunológico através de vários mecanismos como, por exemplo, melhorando a função de barreira do intestino, impedindo o transporte de bactérias e diminuindo a inflamação no organismo. Essas e outras ações em conjunto ajudam a manter nosso organismo saudável.

Como os probióticos podem impactar favoravelmente a saúde intestinal?

Já diziam os antigos que para ter a saúde em dia, o intestino deveria funcionar regularmente todos os dias. Mas o que eles não sabiam é que a integridade da barreira intestinal é um pré-requisito para o bom funcionamento do intestino, que assim mantém sua capacidade de absorção de nutrientes e, ao mesmo tempo, defende nosso organismo eficientemente contra agentes tóxicos e bactérias que causam doenças. Cada vez mais, estudos mostram que o rompimento da integridade da barreira intestinal é um dos principais motivos de diversas doenças gastrintestinais, como a síndrome do intestino irritável e a doença inflamatória intestinal, além das infecções intestinais. Probióticos auxiliam a manter a integridade dessa barreira e por isso têm efeito benéfico na redução de sintomas das doenças gastrintestinais.

Ref: Bron PA et al. Can probiotics modulate human disease by impacting intestinal barrier function? British J Nutrit 2017;117(1):93-107. https://orcid.org/0000-0003-2040-2448 Plaza-Diaz J et al. Immune-mediated mechanisms of action of probiotics and synbiotics in treating pediatric intestinal diseases. Nutrients 2018;10(1):42. https://doi.org/10.3390/nu10010042.



Veja também:


Probióticos são úteis para diarreia. Mas, e para prisão de ventre?

Como melhorar a imunidade em tempos de Coronavírus?

Eixo intestino-cérebro? Sabe o que ele tem a ver com obesidade?

Probióticos e a saúde intestinal

Mitos e verdades sobre probióticos

Probióticos e Saúde Intestinal

Probióticos e o Sono