#MEUCORPOMEURITMO


Cuide da Alimentação


Já dizia Hipócrates, há mais de 1.500 anos atrás: “Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio”. O sábio filósofo grego já exaltava os benefícios à saúde de uma alimentação saudável. E todos sabemos também que uma alimentação saudável deve incluir o consumo regular de alimentos ricos em fibras. As fibras auxiliam diretamente o trânsito intestinal, melhorando o fluxo no intestino e agindo contra a constipação.

Além disso, as fibras também podem servir de alimento para as bactérias benéficas que colonizam o intestino grosso auxiliando, assim, nossa imunidade. Outro efeito importante das fibras é sua ação no controle do índice glicêmico, ou seja, na regulação do tempo em que os carboidratos da dieta são absorvidos, pois atuam diminuindo a velocidade com que os carboidratos serão digeridos, tornando-se um alimento imprescindível para diabéticos. As fibras também podem contribuir para a perda de peso, uma vez que favorecem um prolongamento da saciedade.

Por isso, consumir fibras regularmente e em quantidades adequadas pode ajudar na prevenção e no controle de doenças e na manutenção da saúde.

Ref: Pontes EDS et al. Os benefícios do consumo de fibras alimentares. Internat J Nutrol 2018;11(S 01): S24-S327. Disponível em https://www.thieme-connect.com/products/ ejournals/abstract/10.1055/s-0038-1674895 Acesso em 23 de outubro de 2018.



Veja também:


Cuide da Alimentação